A educação sempre é a solução. Isso também se aplica para sair do vermelho ou melhorar sua vida financeira. Conhecimento gera segurança e dá frutos!

Quer organizar suas contas, ter uma vida financeira mais estável e, quem sabe, começar a investir para aumentar sua renda? Educação financeira é o que você precisa. Conhecer conceitos básicos pode te introduzir de forma leve nesse vasto mundo das finanças.

 

Confira a seguir alguns ideais acerca de finanças pessoais:

 

  1. Ser rico não é apenas sobre ter muito dinheiro

 

Do que adianta ter muito dinheiro se você não tem tempo para usufruir dele? Não “se mate de trabalhar”, pois no final, o esforço não terá valido de nada.

 

Ademais, de nada vale ganhar muito e gastar mais do que se ganha. Mantenha sempre consciência e bom senso, não deixe nada subir a mente.

 

  1. O risco faz parte do processo

 

Falou em investimento, falou em risco. Mas não é tudo isso que se fala não. Saiba que para toda ação há uma consequência. Você só não correrá nenhum risco se não fizer nada e não sair do lugar.

 

  1. A diversificação é a chave

Quer segurança na hora de investir? Não deposite todas as suas cartas na mesma cartola. Busque investir em diferentes produtos, para não sofrer com a rescisão de um ou não aproveitar dos benefícios que os diversos podem te proporcionar.

 

  1. Aumente ou comece a ter uma renda passiva

 

Para entender sobre renda passiva, entenda o que é a ativa. Renda ativa é aquela que depende do seu trabalho direto. Se você trabalha para uma empresa ou é dono dela e quer aumentar o lucro, precisa abdicar de seu tempo livre e trabalhar mais.

 

A renda passiva então é aquela que não depende diretamente de seus esforços. Investimentos a longo e curto prazo são exemplos disso.

 

Ufa! Agora você já iniciou no mundo das finanças. Continue a estudar sobre e torne-se dono de sua própria história!