Tão comum para o brasileiro quanto arroz com feijão, o dinheiro na poupança é carta certa de todo cidadão. Mas será que rende dinheiro mesmo ou apenas virou rotina?

Se você acha que deixar seu dinheiro parado na poupança é a maneira mais segura e certa de fazer dinheiro, saiba que está perdendo a chance de fazer investimentos rentáveis. Isso, principalmente, pela constante alta da taxa selic a partir dos anos 2000.

 

Ficou perdido? Então se liga nessa informação: o quanto seu dinheiro irá valer na poupança depende da taxa selic. Abaixo de 8,5%, a rentabilidade da poupança é de 70% da Selic. Acima de 8,5% a rentabilidade cai para 0,5% ao mês em cima do valor depositado + TR (Taxa Referencial).

 

Ilustrando de forma mais clara, se você tivesse depositado R$100 na poupança, com a taxa Selic a 8,5%, você retiraria ao fim de um ano cerca de R$106,17. Então o dinheiro rendeu, certo? Certo. Mas não tanto quanto renderia em outros investimentos.

 

Mas é possível encontrar um outro investimento no estilo tradicional como a poupança, para investidores de perfil conservador? Sim, é possível. Inclusive, de forma tão fácil e prática quanto deixar o dinheiro parado rendendo pouco.

 

Dois exemplos de investimentos tão seguros e simples quanto a poupança são: CDB dos bancos tradicionais e conta digital Nubank. Conheça brevemente sobre essas duas opções:

 

CDB – Certificado de Depósito Bancário é um título de renda fixa tradicional. Funciona como poupança, só que mais rentável. Isso pois baseia-se sobre o CDI, o qual é uma taxa bancária e não governamentais como a Selic.

 

Nubank – A conta digital Nubank também incide sobre o CDI, tendo rendimento de 100% do CDI. Em média, a conta traz um retorno de 0,73% ao mês. Sendo igualmente segura e tradicional.

 

Tendo em vista isso, vimos que há sim vantagens de as vezes se trocar um arroz e feijão por uma feijoada.